Teologia, etimologicamente falando significa o Estudo de Deus. Obviamente é impossível estudar Deus do ponto de vista científico, religioso ou qualquer outro.
No sentido prático a teologia estuda sobre o que Deus revelou acerca de Sí e de sua criação, que regra geral, engloba toda a plenitude das Escrituras Sagradas, ou seja, a Bíblia. E é nas Escrituras que fundamenta-se toda o teologia que ministramos em nossos cursos e nunca em filosofias humanas ou religiosas.
Com o passar da história sugiram muitas correntes teológicas e sempre que alguém vai cursar teologia, precisa antes de começar, saber precisamente sobre qual corrente teológica estará fundamentada seu curso. Ter essa consciência é imprescindível para saber sobre qual base estamos construindo nossa vida espiritual.
Saber sobre qual corrente teológica um curso de teologia está baseado remota o estudante a história para saber suas origens e definir sua raiz. Esse fator torna-se preponderante na vida da pessoa a partir desse momento e uma boa observada na história mostrará as práticas humanas e religiosas na vida da sociedade acompanhada de seus males ou benefícios sociais.
Nossa teologia, obviamente, segue uma tendência que é a Teologia Cristã Protestante e Pentecostal, a qual tem por base Escriturística a Bíblia de 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.