"E Deus amou o mundo de tal maneira, que entregou o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3.16

Bezalel, excelência para Deus

Êxodo 31.1-11

- Introdução: Deus precisava de alguém que fizesse o seu Tabernáculo com excelência. Para fazer o melhor para Deus é preciso ser:


1- Chamado e escolhido: v.1,2

A família de Judá, a qual Bezalel pertencia, foi chamada para o louvar a Deus. Contudo Bezalel celebraria seu louvor através de seus trabalhos artísticos. Deus o escolheu porque sabia que faria tudo com amor e dedicação.
Deus tem nos escolhido para servir à sua Obra (Mateus 22.14), cumprindo o chamado missionário de Jesus (Mateus 28.19,20).


2- Capacitado: v.3-5
O Espírito Santo fortaleceu Bezalel lhe dando condições para fazer tudo o que Deus desejava com perfeição. Toda sua criatividade e talento provinham de Deus que lhe deu inteligência.
A capacidade de realizar qualquer coisa para Deus vem do Espírito Santo (Atos 1.8). Os dons espirituais nos habilitam a servir a Deus (Romanos 12.3-8).


3- Acompanhado: v.6
Deus preparou Aoliabe e “todos os homens hábeis” que foram companheiros de trabalho para Bezalel na construção do Tabernáculo.
Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Todos precisamos de ajuda, por isso Jesus mandou orar pedindo que Deus mande “mais trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9.38).


-Conclusão: Bezalel realizou a obra da construção do Tabernáculo com capricho para um Deus perfeito e merecedor do melhor (v.7-11). A escassez de recursos no meio do deserto não foram empecilhos para realizar a obra de Deus.Tudo foi feito com amor e dedicação.